Sugira, critique, participe, contribua, toque uma, apareça!

mulheresqbebem@gmail.com

25 de ago. de 2011

Sang

Foto: Orlando Calheiros


Ato I– Morta enquanto viva

Levantava e não escovava os dentes. De sua janela, via todos os dias a paisagem de concreto, cor de nada. Saia na rua de pijama listrado. Um dia acordou cansada da vida e raspou a cabeça.

Olhava para o céu escuro e abria a boca. Mas os grãos que caiam, todos secos e ásperos demais, não tinham cheiro, não tinham gosto. Implorava por um pouco de ar, mas respirava apenas poeira de cimento.

Ato II- Fecundação

Dissolveu todo o amor que guardava bem escondido em substância química forte, que quase a deixava sem ar, para ver se assim extraía do pincel alguma tinta. E pintou nos muros daquela cidade perdida o quanto queria se apaixonar todos os dias.

Mas pintou tanto, que as imagens ficaram todas iguais. Banalizou as cores mais fortes que poderia encontrar e as misturou em meio a paisagem homogênea. E seus traços perderam o tom. Já não havia mais diferença entre uma parede e outra. Continuava tudo escuro ou lavado demais.

Se não podia dar cor às construções, tatuou o corpo inteiro na esperança do verde, do amarelo, do azul. Só para ver se poderia existir algum tom em seu mundo, diferente do cinza. E se pintava toda, mas não existia cor. Ela se riscava, mas nada aparecia. Dela, brotavam apenas as lágrimas transparentes.

E foi riscando a pele, até rasgar a carne.
Foi quando nasceu.

Ato III- Nascimento

De seu corpo, brotou o vermelho naquele mundo. E a natureza se irradiou tanto com rubro, que quis extrair dela todo aquele tom. Espremeu sua alma, até o sangue brotar entre suas pernas. Até que de seu ventre escorreu o líquido. De seu útero, nasceu a vida. Com pernas abertas ela deu a luz.

Ato IV- solidão

Mas do que adiantaria tanta cor no mundo, se seus olhos insistiam em enxergar sozinhos? O sangue nunca pintaria sua alma sem cor. Talvez ela não devesse tentar dissolver em uma química tão pesada o amor.

6 comentários:

  1. Me lembrou o Mrs Dalloway da woolf, já leu?

    ResponderExcluir
  2. Neim. Vai para minha lista de próximas aquisições literárias.

    ResponderExcluir
  3. Próximas nada, pare tudo que está fazendo e leia agora.

    ResponderExcluir
  4. Mas q abusado, cara... Só compro se vender na berinjela. Contenção total de despesas.

    ResponderExcluir
  5. Piña Coladinha e suas incursões no teatro do absurdo e no realismo fantástico. Moça de grandes dotes!

    Beijão.

    Ricardo Mainieri

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Ricardo. Vc estava sumido, apareça mais ;) bjs

    ResponderExcluir

Áhh, que fofo você comentar!!!