Sugira, critique, participe, contribua, toque uma, apareça!

mulheresqbebem@gmail.com

18 de mar de 2010

Um pouco de cultura inútil


Mundo animal
A briga dos sêmens 


Hoje nas minhas leituras descobri um fato interessante sobre as formigas-cortadeiras. Alguém que provavelmente não tinha o que fazer acabou descobrindo que as rainhas não têm uma vida, digamos, de prazer, pelo contrário, é de muita labuta. A bonita sai da colônia toda gostosona e transa com vários machos sem culpa nenhuma (essa seria a única parte boa), depois disso pode viver por até 20 anos fertilizando ovos com o esperma armazenado dentro dela (bizarro).

Esse fato já era conhecido pela ciência, mas agora biólogos do Instituto Smithsoniano de Pesquisa Tropical que trabalham no Panamá descobriram que há uma espécie de briga dentro da fêmea entre o sêmen dos diversos machos, pois o líquido de cada inseto – que se mistura dentro da gostosona– favorece a sobrevivência apenas de seus próprios espermatozóides.

O esperma só não se aniquila totalmente porque a “madona” secreta uma substância que anula a competição entre os sêmens. Assim, ela mantém seu estoque de líquido fecundante para gerar milhares de outras formigas operárias durante diversos anos. O trabalho foi publicado na edição desta semana da revista científica “Science”.

Isso de ser rainha cansa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Áhh, que fofo você comentar!!!